Inimigos comuns, mas formas bem distintas de combatê-los.
Agrotóxicos
O uso de agrotóxicos é considerado hoje um dos principais causadores de degradação do meio ambiente, pois sua utilização contamina o solo, rios, lagos e lençóis freáticos por meio da lixiviação e do escoamento superficial. Com o tempo, os agrotóxicos tornam o solo mais frágil e reduzem a sua fertilidade já que o solo é capaz de reter uma grande quantidade de contaminantes.
Vários organismos podem sentir os efeitos dos agrotóxicos, como os fungos e as bactérias que representam aproximadamente 80% dos organismos vivos presentes no solo e que são responsáveis por aumentar sua fertilidade; e os insetos benéficos ao solo e à polinização.
Principais efeitos à saúde
São muitos os motivos para se preocupar com a utilização dos agrotóxicos além dos malefícios ao meio ambiente, segundo dados compilados no Dossiê da ABRASCO, que podem ser vistos clicando aqui, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, alergia cutânea, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
Outros sintomas inespecíficos também podem ocorrer, tais como: dor de cabeça, transpiração anormal, fraqueza, câimbras, tremores, irritabilidade.
Na mira dos principais órgãos de proteção
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) de 23/08/2021, o Edital de Chamamento Público nº 18/2021 para seleção de organização da sociedade civil interessada em celebrar Termo de colaboração para elaboração de documentos técnicos e científicos voltados à Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para organismos não-alvo (aves, organismos aquáticos, répteis e anfíbios), para resíduos em plantas terrestres, e, para deriva proveniente da aplicação de agrotóxicos, considerando os cenários brasileiros de exposição. – Edital de Chamamento Público nº 18/2021 sobre avaliação de risco ambiental de agrotóxicos.
Assim como o Ibama, diversos órgãos de proteção a saúde vêm advertindo a importância da discussão sobre os malefícios da utilização de agrotóxicos.
Ao surgimento de quaisquer sintomas após manipulação de agrotóxicos, recomenda-se a procura por ajuda médica. |
Corum
Nos livramos das pragas, mas sem matar os fungos e bactérias que são benéficas ao cultivo.
“Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).
A Biotecnologia a favor do solo
Para todo produtor a seca e as pragas permanecem sendo um grande desafio, o clima adverso torna o solo instável para plantio e as chances de uma colheita de sucesso se tornam cada vez menores. Mas como combater as pragas sem agrotóxicos?
As soluções agrícolas derivadas da biotecnologia ajudam na superação de grandes desafios que os produtores encontram hoje, como proteger o plantio contra insetos, ervas daninhas e doenças, além de criar cultivos mais resistentes às grandes variações do clima. A proposta da biotecnologia no agro é combater as pragas utilizando fungos e bactérias que ajudam as plantas a se nutrirem melhor dos nutrientes do solo, promovendo seu fortalecimento, aumentando a sua imunidade e enriquecendo o solo para novos cultivos, além de contribuir na conservação do meio ambiente, dado que um solo mais fértil, possibilita cultivos mais eficientes, e dessa forma o agricultor não precisa desmatar novas áreas para realizar o seu plantio.
Redução de custos e aumento de produção são resultados comprovados da utilização dos recursos biotecnológicos, além de vários outros benefícios que podem ser alcançados, sem que para isso você produtor precise recorrer ao uso de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, contribuindo para práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
Vem conversar com nossos especialistas, para conhecer nossas soluções agrícolas e o nosso programa de parceiros.
CORUM – Soluções vivas para um solo mais vivo
Acompanhe nossas redes para receber as melhores notícias do campo.